Não é a venda de fotografia, mas sim Realizar Sonhos, Eternizar Sorrisos e Emoções

Não é a venda de fotografia, mas sim Realizar Sonhos, Eternizar Sorrisos e Emoções
Esse é mais um espaço para que vocês conheçam um pouco mais do meu trabalho. Tel 22 2555 4748 / 22 9 81287969 e - mail netinhofoto2005@hotmail.com

domingo, 10 de julho de 2011

O Post de hoje é um pouco diferente, achei essas dicas muito úteis e vejo que podem esclarecer e ajudar muitos casais que estão rumo ao altar...

Como Escolher um bom Fotógrafo para o Casamento.

Muitas noivas se arrependem de não terem dado a devida importância à escolha do fotógrafo quando olham seus álbuns e se deparam com fotos mal enquadradas, desfocadas e sem graça! Afinal, de que adianta escolher uma decoração linda, um vestido deslumbrante e um bolo maravilhoso se eles estiverem completamente diferentes e sem graça no álbum? Você certamente está gastando muito dinheiro para sua festa ficar maravilhosa e inesquecível, então não pense em economizar justamente na escolha do fotógrafo, que será a pessoa responsável em eternizar em forma de imagens todo o glamour desse dia tão especial. Gastou uma fortuna na sua festa, tem certeza que quer contratar um fotógrafo ‘barato’? Pense bem nisso!
Hoje em dia, com a popularização das câmeras digitais, surgiram de repente muitos ‘fotógrafos’. Pessoas que compram equipamentos semi-profissionais e que muitas vezes nem sabe bem como usá-los, acabam usando tudo no ‘automático’. Esse tipo de fotógrafo é conhecido no meio Fotográfico Profissional como ‘apertador de botão’. Oferecem álbuns cheios de imagens com efeitos, montagens, etc e na maioria das vezes praticam valores totalmente fora do mercado, a preços que aparentemente parecem bem convidativos. Mas cuidado, não se iluda. Um bom fotógrafo tem total consciência da sua enorme responsabilidade de registrar essa data da forma mais inesquecível e marcante possível.
Talvez você esteja se perguntando nesse momento: “Então um bom fotógrafo custa quanto?” E eu respondo: Os valores variam muito, podem ir de R$ 800,00 a R$ 30.000,00 ou mais. O que conta muito também é o tipo de álbum, que pode ser mais simples, ou os modelos laminados, com capas de acrílico e tamanhos enormes. O que importa é que o bom fotógrafo é aquele que se mostrará responsável, aquele que conseguir encantar você com seu portfólio, que fará você se imaginar no lugar das noivas que aparecem naquelas fotos que ele faz. E claro, que o valor esteja dentro do seu orçamento. Também é muito importante conhecer o ‘estilo’ de fotografia que o fotógrafo faz. Cada fotógrafo tem seu estilo, tem um algo a mais que o destaca dos demais, e embora na maioria das vezes as noivas não se atentem a isso, é de vital importância conhecer o estilo de fotografia de cada profissional, e ver qual agrada mais a você.
Um bom fotógrafo também está o tempo todo buscando aprimoramento e especialização. Participam de congressos e eventos ligados a fotografia, concursos, etc.

Fotojornalismo x Fotografia Tradicional


Há muita confusão ainda sobre o tema ‘fotojornalismo’. As pessoas freqüentemente se confundem, não entendem bem o que é o estilo jornalístico na fotografia de casamento, e muitas vezes pedem esse tipo de fotografia sem saber bem o que é, só porque viu ‘que está na moda’ e depois acha estranho o resultado quando as fotos são entregues. Fotojornalismo significa que o fotógrafo irá fazer fotos mais espontâneas dos noivos durante a cerimônia e a festa, acompanhando-os de forma discreta, muitas vezes até sem ser notado, e irá capturar os melhores momentos sem que seja preciso parar para ‘posar’. O resultado de um trabalho fotojornalístico bem feito é um álbum repleto de movimento onde as emoções são registradas com naturalidade.

Por outro lado, se não reunirmos os noivos e convidados também para fotos ‘posadas’ será praticamente impossível que os noivos tenham fotos com todos os padrinhos e familiares mais queridos. Por isso acredito que os retratos tradicionais de família são tão importantes quanto às fotografias não posadas. É por isso que eu trabalho com um estilo que une o Fotojornalismo à Fotografia Clássica, de forma que as imagens contem toda a trajetória desse dia, de forma marcante e inesquecível. Imagens posadas junto com imagens espontâneas trazem um resultado perfeito para a recordação deste dia.

Como contratar o Fotógrafo

Contratar um profissional por telefone, sem ver nenhuma amostra de seu trabalho ou apenas porque vocês gostaram de uma foto que viram em algum site na internet pode ser uma tremenda roubada! Agendem uma visita. Será uma ótima oportunidade para conhecê-lo e ver de perto se o trabalho dele corresponde ao que você viu. Também o conhecerá como pessoa, saberá como ele gosta de trabalhar e o que vocês podem esperar dele.
Outra coisa MUITO importante, é saber se o fotógrafo realmente está preparado. O que acontece se o equipamento do fotógrafo sofre uma pane no meio da cerimônia ou festa? Fotógrafos Profissionais NUNCA saem pra fotografar somente com um equipamento. Sempre tem um equipamento ‘reserva’, seja Câmera, Flashes, Cartões de memória extras, etc. Caso aconteça algum problema com o equipamento, ele tem outra já ali com ele e isso não vai comprometer o seu trabalho. Esteja atenta a isso. Imagine você ficar sem NENHUMA foto do seu casamento porque a câmera do fotógrafo pifou! E olha, já vi isso acontecer algumas vezes… é trágico. Então pergunte se o fotógrafo tem equipamento reserva sempre. E claro isso requer investimentos extras do fotógrafo, e por isso um BOM fotógrafo tem um custo maior. É para a sua segurança.

O que deve ser observado nas fotografias

Quando for conhecer os modelos de álbum que o fotógrafo trabalha, observem se as fotografias são bonitas, nítidas, bem enquadradas e variadas. Pensem se vocês gostariam de ter fotografias como aquelas. Perceba se aquelas fotografias têm aquele ‘algo especial’ ou se são fotos que qualquer um poderia ter feito com qualquer câmera digital. Se não viu nada de especial nas fotos, se todas parecem muito iguais e sem graça pra você, desista e procure outro fotógrafo!
Veja também se vocês gostam do jeito do fotógrafo e se dão bem com ele. Ele é muito sério? Ele tenta impor a opinião dele e desconsidera a de vocês? Ou ele é flexível e está preocupado em realmente agradar vocês? Ele aceita sugestões? Ele é bem humorado? Isso pode parecer besteira, mas é muito importante, afinal, vocês passarão grande parte do dia na companhia dele.
Verifiquem se ele mesmo fará as fotos ou se será outro fotógrafo da equipe. Neste caso, peçam para ver os álbuns ou portfólio do outro Fotógrafo. Por mais que digam que duas pessoas têm o mesmo estilo, o resultado pode não ser o esperado.

Algumas perguntas que vocês podem fazer antes de contratar o Fotógrafo de Casamento

1 O seu estilo de fotografia de casamentos é jornalístico ou tradicional?

2 Você faz fotos coloridas e preto e branco?

3 Quantas fotos estão incluídas no pacote?

4 O preço já inclui o álbum?

5 Quais os tamanhos de ampliação oferecidos?

6 Qual o tipo de máquina fotográfica você utiliza?

7 As fotos do nosso casamento incluirão outros lugares além da igreja e do local da recepção? (Fotos na casa da noiva, fotos de estúdio, fotos diurnas, fotos em locação, etc).

8 Que horas você chegará e quanto tempo permanecerá durante a recepção?

9 Qual o preço do tempo extra?

10 Quanto tempo leva para as fotos ficarem prontas?

11 Quais as condições de pagamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário